domingo, 17 de agosto de 2008

Dorival Caymmi, o homem da Bahia

Dorival Caymmi e Chico Buarque de Hollanda
Maricotinha


Por grande tristeza dos baianos, do povo brasileiro e de todo o mundo, Dorival Caymmi, "o maestre de todos nós" pegando em palavras de Gal Costa, morreu no seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Caymmi, com 94 anos, teve uma vida recheada de beleza e coisas boas. Ele que foi o homem que escreveu, para mim, a mais bela musica dedicada a Copacabana. Sábado em Copacabana, foi a primeira musica que ouvi por Dorival, pela voz de Maria Bethânia que faz uma interpretação fantastica e a melhor sem duvida.

Dorival Caymmi, ele que se orgulhava de ter três filhos que seguiram as suas pisadas, Nana, Dori e Danilo. Não deixará de ser homenageado, aliás, ao longo do dia de hoje foram muitos que já quizeram deixar uma palavra. Até Maria Bethânia, ela que não é muito dada a entrevistas, falou á Globo, através de telefone sobre Caymmi e emocionou-se.

Caymmi morreu dormindo no seu apartamento em Copacabana, de onde ele podia ver todos os dias o mar, como tanto gostava. Despeço-me com uma frase de Gilberto Gil que diz tudo...

Neste momento em que ele deixa o mundo, após vida
tão longa e tão bela, resta-me a saudade que será sempre o eco de sua voz
profunda e a imagem do seu sorriso imenso.

Sem comentários: